13 jun 2015

Por em Artigos, Campeonato Brasileiro, Campeonatos, Destaque | Seja o Primeiro a Comentar!


Quem de fato está Fechado com o Cruzeiro?

Primeiramente, uma salva de vaias para a diretoria do Cruzeiro.

Ao demitir Marcelo Oliveira, a diretoria cometeu mais do que um grande erro. Gilvan e sua turma cometeram uma grande SACANAGEM e FALTARAM COM RESPEITO com o torcedor, com a instituição Cruzeiro, mas e sobretudo, com o próprio Marcelo Oliveira.

Em menos de uma semana, Marcelo Oliveira perdeu a mãe que morreu ás vésperas da decisão contra o River Plate. Marcelo, grande profissional que é, foi para o jogo. Dentro de campo viu um time apático e que foi totalmente envolvido pelo River Plate. O Cruzeiro jogou muitíssimo mal, mas não se pode cometer a injustiça tirando assim o mérito da equipe argentina que veio e venceu. Não bastasse isso, vieram as críticas e pedidos por sua vindos “daquela parte da torcida” (que se diz torcedor do Cruzeiro) que foram ao Mineirão e passaram o jogo tirando selfies e assistindo tudo aquilo calados e bestificados.  Ainda nesses sete dias penosos para todos nós, Marcelo Oliveira viu o Cruzeiro ser derrotado por ninguém mais ninguém menos que o Figueirense. Pro Figueirense…

Fechando “a semana”, foi demitido covardemente. Covardia – não tem outro nome.  A imagem que fica da coletiva de “despedida” é a o retrato da melancolia. Marcelo Oliveira sozinho, abandonado e pagando o pato. Onde estavam Gilvan, Valdir e Benecy? É o que eu gostaria de saber.

Foto: Superesportes
Foto: Superesportes

Hoje, foi confirmado o que todos já sabiam. Marcelo Oliveira já é o técnico da Sociedade Esportiva Palmeiras. Coincidênia? A mão do Alexandre Mattos até treme. O Luxa veio, vencemos duas seguidas. Mas o trabalho ou “pôjeto” de fato, vai começar hoje, diante do Vasco da Gama. Com diria o professor, “ Vamos aguardar…”

Agora, quem de fato está FECHADO COM O CRUZEIRO?

Quem de fato está FECHADO COM O CRUZEIRO, sabe que a solução não era mandar o Marcelo Oliveira embora. Precisávamos de mudança, infelizmente no Brasil é isso aí… Mudar de técnico ás vezes é mais fácil do que assumir erros como Riascos, Felipe Seymour, Fabiano, Henrique Ceifador e outras coisas mais…

Quem de fato está FECHADO COM O CRUZEIRO apoia e canta em qualquer jogo e em qualquer circunstância. Continua indo nos clássicos mesmo quando estamos passando por jejum contra nosso rival, como até bem pouco tempo atrás. Só quem é vai entender. Quem segue nas horas boas, mas estava lá desde as horas ruins.

Quem de fato está FECHADO COM O CRUZEIRO sabe que a culpa pela atual fase ruim do time é um imenso bolo, mas que a fatia de Marcelo Oliveira era, sem dúvidas, a menor delas. Jogaram um cara no fogo que simplesmente tinha um aproveitamento de 68% na Toca. Se mantivesse Marcelo Oliveira, Gilvan teria a chance de fazer diferente. Ser ousado e fora da curva, assim como foi o futebol apresentado pelo time durante todo bicampeonato. Preferiu ceder ao conselho do clube, optando pela mesmice de rege nosso futebol.

Foto: Diário Celeste
Foto: Diário Celeste

Quem de fato está FECHADO COM O CRUZEIRO viu o time não decolou de fato em disputas de mata-mata – Libertadores e Copa do Brasil. Mas é preciso lembrar, sobretudo, que ainda assim, fomos eliminados em duas ocasiões na Libertadores nas quartas de final, uma delas para o campeão e esse ano, para o favoritíssimo ao título. Já na Copa do Brasil, caímos diantes de times que foram campeões da competição. Se Marcelo Oliveira ainda não se achou nos mata-matas é preciso lembrar que ele chegou em três das últimas quatro finais de Copa do Brasil.

Quem de fato está FECHADO COM O CRUZEIRO sabe que muito mais culpa tem Willian – que não joga nada há muito tempo e jamais vai pagar os 4 milhões de euros investidos nele; Marquinhos – que joga um partidão no domingo, mas no jogo da quarta some; Henrique – que não é o mesmo do ano passado; e Mayke – ainda irregular esse ano;

Quem de fato está FECHADO COM O CRUZEIRO vê que o Marcelo Oliveira era um técnico caro, mas que simplesmente ganhou um bicampeonato. Num mercado inflacionado como o nosso, Marcelo de certa forma, “fez por merecer”. E olha que tem gente ganhando muito mais e não fazendo 10% do que ele fez por aqui.

Quem de fato está FECHADO COM O CRUZEIRO tem não tem total convicção que trazer o Profexô Luxemburgo é a solução. “O primeiro título vai ser ganhar do galo!”. Nunca aqui tratamos o clássico como título. Isso é coisa do outro lado da lagoa. No seu anúncio, por estar em baixa há muito tempo, enalteceram 2003 e sobre o salário disseram: “vai ser baixo”, “uma barganha” e “deve ser metade do salário que se pagava ao Marcelo”. Tudo isso provavelmente deve ser verdade, não há motivos para gastar muito num técnico se tornou tão obsoleto como é Luxemburgo. Pelo que apurei, o seu contrato será até o fim de 2016 que vem e tenho quase certeza que dificilmente ele será cumprido. Me pergunto agora, qual será o valor da multa de rescisão desse contrato se caso for quebrado – se luxa for demitido antes disso. De novo, tenho quase certeza que dificilmente sairá barato para os cofres celestes.

Foto: Globo Esporte
Foto: Globo Esporte

Quem de fato está FECHADO COM O CRUZEIRO questiona a lógica da diretoria do Cruzeiro:

  • Marcelo Oliveira ganhou os dois últimos Brasileiros com amplo domínio – Segundo a lógica da diretoria, ele NÃO SERVE para ser técnico, justo agora que o Brasileiro é a competição principal a ser disputada até o fim da temporada.
  • Vanderlei Luxemburgo ganhou seu último título importante em 2004, no Santos, no que talvez tenha sido seu último “ano bom” na carreira. Mas não apresentou nada de interessante nesses tantos anos que se passaram. Segundo a lógica da diretoria, , LUXA É A SOLUÇÃO para o Cruzeiro.

Quem de fato está FECHADO COM O CRUZEIRO fica na dúvida se Luxemburgo vem pra ser técnico ou manager. A princípio, parece ser uma tentativa de blindar a diretoria trazendo um cara que era até bem pouco tempo atrás, unanimidade. Me parece bastante conveniente, afinal, Luxa vem para sentar na beira do campo e dar coletivo, mas de certa forma, virá e sentará também o departamento de futebol, carente desde o início do ano com Valdir e Benecy mais perdidos que pastor em baile funk. É a diretoria – tentando – matar dois coelhos com uma caixa d’água só. Tentando…

Quem de fato está FECHADO COM O CRUZEIRO se pergunta – onde estão os milhões de euros e dólares que chegaram com o desmanche o timedo 2013/2014; – onde está o “tal do meia” e o “tal diretor de futebol? E aí, seu Gilvan?

Quem de fato está FECHADO COM O CRUZEIRO é fiel, é torcedor, é Cruzeirense de coração, faz do Cruzeiro sua vida por que sua vida é o Cruzeiro. Esse torcedor que vos escreve, ainda assim, vai torcer pro time dar certo. Quero muito queimar minha língua. Mas prefiro aguardar ainda mais. Clássico não é título.

Quem de fato está FECHADO COM O CRUZEIRO está fechado com o time, mas já não está tão fechado assim com a nossa diretoria.

Saudações Celestes, do @LuquianReal!


Cadastre-se!

Assine nossa newsletter e seja o primeiro a saber sobre as notícias do Cruzeiro.
Informe seu e-mail no campo abaixo e cadastre-se! Saudações celestes!


Lucas Martins

Lucas Martins, Cruzeirense de coração, estudante por insistência, escritor por teimosia.